SRE:Curso de Introdução à Educação Digital
Como interagir escola,família e sociedade
de forma mais aprazível?
Autoras:Rosângela
Raquel
Alessandra
São João del Rei,31 de outubro de 2011
Introdução
Este projeto tem como objetivo promover a interação entre escola,família e sociedade de forma mais aprazível,uma vez que é detectado uma falha entre essas três estâncias.
Muito se fala em interação entre escola, sociedade e família, mas pouco se tem feito para que isso aconteça. A escola, para muitas famílias e para a sociedade, é uma instituição corretiva e punitiva; por isso, não é vista como um lugar prazeroso. A escola, por sua vez, nada faz para que este estereótipo seja retirado e esta também vê na família e na sociedade, ora agentes passivos e não-participativos da vida escolar dos alunos, ora como agentes causadores dos possíveis problemas sociais desenvolvidos pelos mesmos no decorrer de sua vida.
Essa constatação nos faz perceber a necessidade de ações diretas e concretas para a interação dessas três vertentes, que são os alicerces para a vida de qualquer pessoa. Somente com união dessas forças é que conseguiremos que nossos alunos se tornem cidadãos críticos, participativos e protagonistas de suas próprias vidas. Cabe à escola incentivar a família e a sociedade a fazerem essa parceria, elaborando, planejando e executando ações interessantes que envolvam a todos: escola, família e sociedade. Pois todos visam o mesmo bem-comum, que é o sucesso dos alunos.
Metodologia
Será trabalhado através de questionário,de atividades lúdicas envolvendo escola,família e sociedade.
Desenvolvimento
1)Questionário:No desenvolvimento desse projeto serão feitas perguntas geradoras,na qual alunos,a família e alguns segmentos da sociedade deverão responder dando sua opinião sobre o assunto em questão.
Perguntas: 1)O que podemos fazer para que realmente aconteça uma interação entre Família,Escola e Sociedade? 2)O que a tecnologia aliada á Sociedade/Família/Escola pode ajudar para que haja uma interação mais efetiva de aprendizagem? 3)Qual o papel da família na Escola visando um alicerce no processo ensino aprendizagem de modo a influenciar na sociedade como um todo? 4)Como a tecnologia através da informática,pode entrar na vida do aluno de modo a colocá-lo com sucesso na sociedade virtual? 5)Quais os benefícios que o aluno poderá obter para a vida junto á Escola/Família/Sociedade através da informática? |
2)Gincana digital:Serão feitas equipes que deverão ser compostas pelos três segmentos(escola,família e sociedade).Onde cada equipe terá acesso a um computador para que possa desenvolver as tarefas solicitadas pelo coordenador. A gincana abordará temas ligados as diversas disciplinas com direito a pesquisas na internet,tendo tempo determinado para que sejam dadas as respostas. Sendo vencedor a equipe que der respostas mais exatas e coerentes.
3)Gincana de pesquisa na biblioteca:O processo da gincana será feito idem ao da gincana digital,somente mudando a fonte de pesquisa,que será numa biblioteca. Terão que pesquisar e dar por escrito a pesquisa em questão.
Obs:Essas gincanas visam mostrar o tempo gasto em cada uma das gincanas,os meios de pesquisas,as vantagens e desvantagens da informatização.
Duração:Uma semana
-Primeiro dia:Exposição das ações que serão desenvolvidas. Depois entrega dos questionários com as perguntas pertinentes ao tema.
-Segundo dia:gincana digital
-Terceiro e quarto dia:gincana na biblioteca da escola
-Quinto dia: festa de encerramento da gincana com resultados e premiações das equipes vencedoras.
Conclusão
Espera-se que ao término do projeto possa -se perceber as vantagens e desvantagens da era de informatização na vida de um ser humano e que ocorra a interação de forma aprazível. E que esse processo não fique apenas nessa semana,que tenha continuidade no decorrer da vida,uma vez que não existe Escola sem família e sociedade,nem família sem escola e sociedade,muito menos sociedade sem escola e família.
Referências Bibliográficas:
-Patio ano XIII Nº52 NOV 2009/JAN 2010-Inclusão Digital-Educar na cultura digital;
-Google;
-Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário