Não há como analisar o desempenho do aluno sem levar em consideração que o mesmo é parte de um todo, ou seja, o seu perfil vai além dos portões da escola.
A princípio pode até parecer meio confuso, mas é preciso compreender que a criança é fruto de um histórico social e familiar.
As boas ou más ações são oriundas do reflexo proporcionado pela família,pela escola e pela sociedade como um todo,pois é alí que ele esta inserido. Neste caso, algumas medidas básicas contribuirão para o bom desempenho do discente em sua trajetória escolar.
- O diálogo permanente por parte dos pais, demonstrando o interesse pela aquisição do conhecimento durante a permanência do filho no ambiente escolar, e o que é mais importante, ensinando-o a valorizá-la.
- Sugerir que o filho repasse os conhecimentos adquiridos para o pai ou a mãe, isso facilita uma melhor fixação dos conteúdos apreendidos.
- Acompanhar as tarefas diárias, incutindo a necessidade do cumprimento com as obrigações.
- Estimular o conhecimento que ultrapassa os limites dos portões da escola e da famĺia.Tal medida leva a criança à construção de seu próprio conhecimento, tornando-se um sujeito ativo frente às imposições geradas pela própria sociedade.
-Fazer com que o aluno compreenda e tome consciência que ele é um ser ativo no lugar em que vive,que ele é parte do processo de crescimento dessa sociedade,dessa família e dessa escola.Que o sucesso ou fracasso de seu futuro depende dessa interação prazerosa com o meio em que ele esta inserido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário